quarta-feira, 7 de novembro de 2012
Bordaram o 13 de março.
Eu trabalhava na FUNDAC, entre 2005 e 2007, quando surgiu uma questão curiosa. Foi sugerido, por um projeto de lei na Assembléia Legislativa, que a data "13 de março de 1823" fosse bordada na nossa bandeira. Trata-se de uma questão delicada porque no Piauí temos três datas importantes no processo de independência do Brasil: o 19 de outubro, que foi a adesão de Parnaíba à independência, motivo pelo qual se é comemorado dia do Piauí; o 24 de janeiro, que foi a adesão de Oeiras ao movimento e o 13 de março, que foi a data da batalha do jenipapo.
Percebam que há uma certa tensão política aqui. São três datas e três cidades. Isso mexe com o brio dos envolvidos. Aceitar o 13 de março em nossa bandeira pode ser entendido como a valorização do feito de Campo Maior, durante a batalha, em detrimento às datas comemorativas de Parnaíba e Oeiras.
Lembro-me que, como também se tratava de uma questão cultural, o governador Wellington Dias encaminhou o projeto de lei que estava em suas mãos, no Palácio do Karnac, só aguardando sua assinatura, para a FUNDAC, que o repassou ao Conselho de Cultura do Estado. Lá, foi decidido que o governador deveria assinar o projeto de lei. Com o aval do Conselho, assim foi feito.
Isso ficou na minha memória, ao mesmo tempo em que a cada ano que passava, o governador investia um pouco mais, em Campo Maior, no teor cívico das festividades da data, que agora estava em nossa bandeira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário