Acho complicado em história dizer "tudo começou quando...". Por que as coisas fazem parte de um processo que levam a outros processos. Então, o melhor que posso dizer é que vários fatores do processo me fizeram escolher o curso de licenciatura plena em história, na Universidade Estadual do Piauí.
Dentro dessa universidade, tive uma ou duas disciplinas de história do Piauí. Lembro-me que achei muito pouco conteúdo dentro do curso sobre a nossa história. Foram praticamente dois assuntos: pré-história do piauí e participação do Piauí na independência do Brasil.
Lembro-me que estudamos os textos do Monsenhor Chaves. Foram estes textos os primeiros que me colocaram diante de uma narrativa incrível e bem detalhada do que teria sido a batalha. Lembro-me de considerar a descrição do Monsenhor quase "fotográfica". Fiquei muito surpreso ao descobrir sobre a marcha desses homens, os soldados de Fidié, que percorreram à pé mais de 600km, de Oeiras até Parnaíba...
Acho que naquela época, 2001 ou 2002, fiz uns rabiscos numa folha de papel A4 dobrada ao meio de uma hq sobre a batalha... Mas não passou disso: apenas uma sementinha mal plantada.
Depois disso saí da UESPI e fui trabalhar na Fundação Cultural do Piauí. Bom, a continuação dessa história fica pra outro post.
Até!
Bernardo Aurélio
Nenhum comentário:
Postar um comentário